PradoMed - Clínica e Diagnóstico | As terríveis Tonturas

As terríveis Tonturas

As terríveis Tonturas

Quase todos nós tivemos tonturas.

Chamamos de tonturas o desconforto que sentimos quando o nosso corpo não se sente bem em relação ao espaço que nos cerca. Vertigem é o nome que damos à tontura mais complexa, ou seja, tudo roda em torno do nosso corpo e é uma sensação muito desagradável. Se isso acontecer junto com enjôos e vômitos há necessidade às vezes, de ir ao pronto socorro para receber medicação na veia. Quando a vertigem é acompanhada de zumbido e perda auditiva geralmente é o que chamamos de Doença de Menière e precisa ter acompanhamento médico por um período maior.

Há tonturas que ocorrem pela mudança de posição do corpo, por problemas da coluna cervical, por alterações da glicose no sangue, aumento do colesterol, abusos de café, fumo, álcool, e medicamentos comuns podem causar a tontura.

Muitas vezes é necessário fazer um exame chamado “otoneurológico” que além de quantificar e qualificar as tonturas, confirma diagnósticos de causa cerebral (encefálica) ou de origem em outros setores do sistema nervoso.

Quem sofre de tonturas ou vertigens deve sempre procurar um otorrinolaringologista para que este defina a causa principal e oriente o melhor tratamento.

Dr Nelson Tucori

Otorrinolaringologista 

CRM – 17967

As terríveis Tonturas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Icons made by Gregor Cresnar from www.flaticon.com is licensed by CC 3.0 BY
Icons made by Smashicons from www.flaticon.com is licensed by CC 3.0 BY