PradoMed - Clínica e Diagnóstico | A importância de manter o bom humor

A importância de manter o bom humor

A importância de manter o bom humor

O bom humor é o principal combustível para termos uma vida satisfatória e não adoecermos emocionalmente.  O mau humor pode ser a base para a depressão entre outros transtornos.

Felizmente existe maneira de preservar e manter o bom humor. A vida não é estática, todos nós podemos ser acometidos por dificuldades como questões relacionadas ao trabalho, problemas financeiros, separação, luto, problemas no relacionamento, entre outros, mas cabe a nós buscarmos uma maneira eficiente e saudável de encarar as dificuldades.

Quero ressaltar que podemos e devemos dar vazão sim aos nossos sentimentos como raiva, tristeza, medo, pois estamos sofrendo naquele momento e é natural expressá-lo, o que não é saudável é manter-se assim por muito tempo. O que geralmente acontece é que pessoas ficam assim semanas, meses e o mau humor vai se instalando e ficando cada vez mais difícil de retornar ao equilíbrio emocional. Se mantivermos o bom humor, conseguiremos encontrar soluções mesmo diante das adversidades.

O principal fator é analisar seus pensamentos, pois assim é capaz de entender o que aconteceu e vai perceber que sofre muito mais pelo que pensa a respeito da situação do que pelo fato em si.

Não seja critico com você, somos

humanos e não temos controle sobre tudo, devemos aprender com os erros e não nos punirmos, tente pensar com bondade ao seu respeito.

Podemos desenvolver uma habilidade conhecida como resiliência emocional que diante da situação estressante ou crise conseguimos nos adaptar, ou seja, “dançar conforme a música”, buscar se adaptar a adversidade sem dificuldade. E tudo isso pode ser aprendido, pois diante da mesma situação as pessoas agem e sofrem de forma diferente, algumas buscam soluções e outras focam no problema.

Outro fator importante é o otimismo, querer escolher acreditar que é possível, enxergar o lado bom das coisas. Existem outras coisas positivas ao nosso redor, mas para os mal humorados o  foco é apenas o negativo e não vê que o bom humor abre possibilidades.

O diálogo também é muito importante, pois conversar sobre os problemas com as pessoas as quais confiamos e amamos é eficaz, pois irá se sentir acolhido. A sociabilidade, como manter as amizades, passear, sorrir, cantar, dançar é uma ótima terapia para trazer e manter o bom humor.

Sonhe bastante, sem medo de errar, não deixe seu erro ser o fim do mundo.

Hábitos como boa alimentação, uma boa noite de sono e exercícios físicos também são ótimos.

Se o mau humor já estiver presente há bastante tempo, estiver atrapalhando o seu desenvolvimento psíquico e social e não estiver conseguindo retornar ao equilíbrio, busque auxílio de um psicólogo.

 

Rosemary G. Sampaio Borges

Psicóloga Clínica

CRP – 06/87098

A importância de manter o bom humor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Icons made by Gregor Cresnar from www.flaticon.com is licensed by CC 3.0 BY
Icons made by Smashicons from www.flaticon.com is licensed by CC 3.0 BY